quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sessão Saúde- Frescura x Sinusite



Hoje meninas, vou abrir espaço para uma SESSÃO SAÚDE!

Depois de ter passado uma situação com o noivo, e ás vezes passo a mesma situação com outras pessoas, então vai o esclarecimento.

Sempre tive alergias, que eu me lembre desde da adolescência, e com o passar dos anos foram se agravando, a alguns anos atrás fui ao médico e descobri que tenho SINUSITE CRÔNICA, pois bem fiz o tratamento com antibióticos, descongestionantes e inalações, que resolveu por algum tempo, masss como o nome diz CRÔNICOOO, isso sempre voltaa.

Existe alguns tipos de situações e determinadas coisas que fazem a minha sinusite retornar ou piorar como: AMBIENTE COM AR CONDICIONADO (eu simplesmente detesto ar, tem que estar um calor mto insuportável),cheiros fortes (produtos de limpeza, perfumes), MUDANÇA DE TEMPERATURA, INVERNO, AMBIENTES FECHADOS, POEIRA,  FUMAÇA DE CIGARRO...

Bem...não entendi muito qual foi a do meu noivo ontem, já que ele sabe meu problema, e já me viu mal com essas crises. Mas ontem ele simplesmente ficou irritadíssímo porque eu não ajudei ele a limpar o lugar que será nosso quarto, com CLOROOOO. Agora imaginem... um frio de lascar, eu tinha acabado de tomar banho, local um pouco empoeirado, eu já "resfriada", e ele queria que eu colocasse minha mão no cloro, e inalasse aquele cheirooooo, brincadeira néeee!
Então para ele, e para os demais que pensam que sinusite é frescura, segue abaixo, palavras de especialistasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!
PS: ESTOU ESPERANDO ELE SE RETRATARRRR! ENQUANTO  ISSO... é  SEM BJO NA BOCA!
_______________________________________________________________________________

"A sinusite é uma doença caracterizada por inflamação dos seios da face. Mas o que é isso? Os seios da face são cavidades ósseas presentes nos ossos da face que possuem várias funções, como auxiliar na formação da voz, aquecimento do ar inspirado e diminuição do peso do crânio."

Introdução
As células que revestem essas cavidades produzem muito muco e possuem cílios que são responsáveis por fazer a limpeza das mesmas, evitando que as secreções acumulem no seu interior. Qualquer fator que altere a drenagem dessas secreções e provoca a inflamação da mucosa, facilitando a ocorrência de infecção, representa um fator predisponente à sinusite.

As sinusites podem ser subdivididas em dois grupos: agudas e crônicas. (Vou abordar no momento somente a crônica.)

  1. Sinusite Crônica -  A sinusite crônica é uma doença bastante comum, que afeta de maneira importante à qualidade de vida do indivíduo portador. É definida como uma inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais que dura pelo menos 12 semanas consecutivas.

Os sintomas são basicamente os mesmos da sinusite aguda, embora o cansaço seja mais comum na crônica e a febre e os sintomas de mal-estar sejam mais comuns na aguda. Os sintomas mais comuns de sinusite crônica são a sensação de peso na face, a cefaléia, a congestão nasal e a coriza, com eliminação de secreção nasal para a faringe (sensação de secreção escorrendo na garganta).

O diagnóstico é semelhante ao da aguda, porém o uso da tomografia computadorizada é mais indicado. Os exames de laboratório são desnecessários na grande maioria dos casos. Nos casos mais complicados, o paciente deve ser encaminhado a um otorrinolaringologista.

A alergia nasal é um importante fator predisponente para a sinusite crônica, sendo que existem alguns exames disponíveis que podem ser usados nos pacientes em que o médico suspeitar de rinossinusite alérgica.

O tratamento é feito com o uso de antibióticos, descongestionantes nasais, irrigação nasal (com soro fisiológico, por exemplo) e uso local de esteróides. Em alguns casos, podem ser usados os antialérgicos e os agentes mucolíticos (que ajudam a eliminar as secreções). Caso a obstrução à drenagem da secreção não consiga ser revertida pelo uso desses medicamentos, pode-se indicar a cirurgia.


Recomendações:
- Como o mais importante é facilitar a eliminação de secreções, evitando a obstrução da drenagem dos seios da face, recomenda-se que, na vigência de gripes, resfriados e alergias, a ingestão de líquidos seja aumentada (pelo menos 2 litros ao dia). Pode-se também gotejar 2 a 3 gotas de solução salina (soro caseiro) nas narinas, várias vezes ao dia.
- A eliminação dessas secreções pode ser facilitada também pela inalação vapor de água quente, solução salina.
- Evitar locais com ar refrigerado. Esses aparelhos favorecem o ressecamento das mucosas, dificultando a drenagem de secreção, e possibilitam a disseminação de microorganismos.

Quando o tratamento médico falha, cirurgia pode ser a única alternativa para a sinusite crônica. Estudos sugerem que a maioria das pessoas que passaram pela cirurgia tem menos sintomas e melhor qualidade de vida.

Prevenção da sinusite


Embora você não possa prevenir por completo a sinusite, da mesma forma como não pode evitar resfriados e infecções bacterianas, dá para fazer algumas coisas para diminuir a sua freqüência e gravidade, e possivelmente evitar que a sinusite aguda torne-se crônica. Pessoas com susceptibilidade para sinusite, especialmente as que têm alergias, devem evitar ar poluído e não fumar cigarro. Caso suspeite que a sinusite está relacionada à poeira, mofo, pólen ou outros alérgenos, deve consultar o médico para identificar qual alérgeno causa a alergia a fim de tomar as medidas necessárias para reduzi-la.

Atividade que podem ocasionar sinusite incluem:

* Beber álcool.
* Nadar em piscinas tratadas com cloro.
* Mergulhar.


- Caso detecte algum dos sintomas mencionados, procure um médico imediatamente. O tratamento adequado realizado precocemente evita a ocorrência de complicações e a evolução para sinusite crônica.

Agora, acho que todos pensarão 2x antes de alfinetar pessoas que possuem alergias, sinusites e rinites. Chamar um problema de Frescura é um tanto de ignorância !!!!

Bjs.
Cris.

ps: post programado. escrito em 16/06/2010 ás 11:18am


Créditos

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiii flor!
    nossa saude é serio mesmo!!!
    Seu noivo heim... nem vo fala nada!!!
    tem q prestar mais atenção, afinal, é mto ruim essas alergias!
    Eu tenho mta alergia!
    mais graças a Deus sinusite não!
    Mais não é frescura mesmo, pq é mto triste, minha irmã tem rinite alérgica e é mto ruim...
    Isso mesmo... sem beijos kkkk
    bjO

    ResponderExcluir
  3. Esses noivos !?!?!?! hahahahahah marido tbm apronta cada umaaa tbm rsrsrsrsrrs!!!!!
    Menina quanta coisa legal aconteceuuuuu fiquei mega feliz por vc ter ganhado (olha tem 1 votinho meu lá rsrsrsrsrsr!!!) quanta coisa boa o que confirma q vc é sortuda sim ...Mais fico feliz de você ver seu sonho cada vez mais se concretizando com coisas legais q sempreeee sonhou . Parabéns por 1 ano de blogggg !!!!!!

    Um abraço Lili

    ResponderExcluir
  4. Ai fofa, nem fala!!!

    Sofro c/ minha rinite alérgica, não é mto frequente, e faço como está esrciro aí, me esforço ao máximo p/ previní-la, mas qdo ela ataca, sai de baixooooo!!! E ai do meu noivo se me chamar de frescaaaaa!!!!

    Mas calma que esse castigo de "sem beijo na boca por um tempo" vai fazer ele pensar 2 x e ele vai acabar pedindo desculpas, pode crer, rsrs! Bjins!

    Patricia.

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz, se deixar seu pitaco registrado aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...