sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Finalmente...Tá Marcado!



Meninas volteiii.

Arranjei um tempinho, e agora estou eu em cima da cama com o laptop no colo, o noivo na minha frente jogando, sei lá que jogo mas é claro que tinha de ser de tiro, guerra, armas, essas coisas, depois de um dia estressante como hoje, resolvemos simplesmente "vagabundear" a noite! Na verdade estou na net passando uns email, fuxicando outros, fazendo a programação da cerimônia, tudo lightt!

Passei para dizer que o meu casamento no civil está finalmente marcado! Nunca passei aqui para dizer nada do tipo, simplesmente porque não queria me antecipar e também por cautela. Mas desde junho que entrei com o pedido de isenção das taxas para o casamento. A principio tudo muito tranquilo, o problema é que a cada divergencia que dá na papelada é mais uma semana perdida, e assim vai...então uma dica: preencha tudo CORRETAMENTE! Depois de muitas idas e vindas na Defensoria Publica, finalmente conseguimos a isençao depois foi partir para o cartório e aí que deu dor de cabeça, o cartório que fomos, em Sao Cristóvao é bem lento,e a mesma coisa que aconteceu na Defensoria aconteceu lá também, tudo que dá problema para concertar é prazo de uma semana, e nesse vai e vem o tempo foi passando, resumindo: eu estava ficando desesperada, até que na última semana chorei aos pés do Senhor, pois já vendo que mais uma vez algo estava querendo se levantar contra, e no dia seguinte fui lá, e estava tudo certo, era só escolher a data. Deus é tremendo!
Por preocaução façam tudo com antecedência, confiram e reconfiram as fichas preenchidas, para não dá margem a sorte!
E agora está tudo marcado, me caso dia 22 - quarta no cartório de Sao Cristovão, e sem pagar nadinha!

Veja como:
Para pedir isenção
1- Ligue para o atendimento da Defensoria Publica de seu estado (no caso do RJ é o 0800 282 2279)
(quando ligar fale que quer saber como faz para conseguir gratuidade nas taxas para casamento, a atendente vai lhe informar, os documentos a serem levados, e o núcleo da defensoria publica que é responsavel pela área onde você ou o seu noivo more)
2- Vá no nucleo da defensoria publica indicado, tanto você quanto o noivo. Preencha a ficha e peça para na papelada  o nome principal vir de quem possua mais flexibilidade para dispor de tempo para poder ir resolver caso dê problemas posteriormente.
Daí é só esperar eles entrarem em contato dizendo se foi aprovado ou não, isso demora mais ou menos  de 7 a 15 dias.
3- Se for aprovado você deverá ir na Anoreg para poder validar.

Fase do Cartório

1- Agora que você já tem a isenção, ou mesmo para quem for pagar. Deverá se dirigir ao cartório, o bom é que seja com uns 3meses de antecedencia mais do que isso os cartorios nao aceitam.
Vá com as duas testemunhas (que disponham de tempo), você seu noivo, munidos dos documentos necessários. é uma papelada sem fim, por isso imprima uma lista com os documentos e confira tudo antes de ir, ligue para as trestemunhas para que elas levem seus documentos.
2- Vocês irão preencher fichas, abrir firma, e blá blá, e depois só aguardar o juiz ter a boa ou melhor má vontade de marcar, habilitar tudo e liberar você para casar, após isso você escolhe a sua data.

O processo em sim não é longo, mas depende do cartório, depende do núcleo da Defensoria, que varia muito de local para local, então nao deixe para cima da hora, pois ás vezes mesmo não deixando pra cima da hora as coisas nao sai como esperado, um conhecido deu entrada e nao conseguiu marcar a data antes do casamento religioso, sendo assim agora estão no maior perengue pois o pastor não quer casar ele,s pois não estão casados no civil...aff que situaçao.

Segue documentos para o cartório (mesmo com esta lista confirme com o seu cartório)

* SOLTEIRO (A) - Trazer certidão de nascimento, (xerox autenticada).

* VIÚVO (A) - Trazer certidão de casamento com a anotação do óbito, e formal de partilha, se o(a) falecido(a) tiver deixado bens (xerox autenticado) + a certidão de óbito.

* DIVORCIADO (A) - Trazer certidão de casamento com averbação do divórcio..


* CPF dos noivos (xerox autenticada); e das testemunhas (xerox autenticada);

* Documento de Identificação (carteira de identidade ou de motorista - CNH) dos noivos e de duas testemunhas maiores de 18 anos – parentes ou não (xerox autenticado);

* Comprovante de residência recente dos noivos no nome dos próprios (xerox autenticada). Caso o(a) noivo(a) não possua comprovante de residência em seu nome ou no nome dos pais do(a) mesmo(a), vir acompanhado de declaração e qualificação do proprietário, com firma reconhecida. O comprovante de residência deve ser do mês corrente ou do mês passado.

* É permitido o casamento por procuração feita em Cartório de Notas (a validade da procuração é de 90 dias);

* No formulário é obrigatório o reconhecimento de firma dos noivos e das testemunhas.

OBS 1 – Se o divórcio tiver sido averbado depois de março/2002 será necessária também, a certidão de registro da Sentença na 1ª Circunscrição da Comarca de onde foi decretado o divórcio (xerox autenticado);

OBS 2 – Trazer formal partilha de bens, se houver (xerox autenticado). No caso de não ter havido bens a partilhar, trazer a sentença do divórcio (xerox autenticado);

* Sendo o(a) Noivo(a) menor de 18 anos, trazer documento de identificação dos pais (xerox autenticado). OBS.: será emitida pelo Cartório uma autorização que deverá ser assinada pelos pais do(a) menor. É vedado o casamento de menores de 16 anos, salvo na condição de gravidez, devidamente comprovada.

Sites importantes
www.portaldpge.rj.gov.br
www.anoregrj.com.br
http://www.anoreg.org.br/

Se quiserem a lista completa, me mandem um email, mas como eu disse tudo varia para cada cartório,até valores, mas em sua maioria tantos os valores quanto os documentos são praticamente iguais.


Bjs
Cris

Créditos
Imagem- http://1.bp.blogspot.com/_TMBBByAzMu0/TH2A2jYXQAI/AAAAAAAABFg/rfvzZMISBA4/s1600/CALENDARIO.SETEMBRO2COLORE.jpg adaptada por legalmente noiva 2010

5 comentários:

  1. Cris querida, graças a Deus deu td certo heim? Fico feliz por vc!!! Ah, me caso quase um ano depois do seu, tive que mudar a data, agora serei uma noiva da primavera...hehehe...
    Bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Cris graças a Deus deu tudo certinho amiga !
    É tanta buricracia né, aff !
    Bjks !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Flor. Quem persiste sempre consegue. E nosso Deus é TREMENDO sim. É só clamar. Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris...
    Flor que bom que deu tudo certinho...quanta burocracia para se casar!!!!!!!!!
    Tá chegando hein...toda a sorte do mundo para você...
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, qta coisa!

    Mas ainda bem que deu certo!

    Um bei cris

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz, se deixar seu pitaco registrado aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...