Olá, voltei, e hoje seguem as dicas para ajudar você na compra do seu imóvel. Em breve trarei minhas novidades.
Vantagens:
• Mais tempo para pagar o imóvel. A maioria das construtoras exige o pagamento de até 30% do valor total até a entrega das chaves e o restante é possível parcelar com o financiamento bancário em até 300 meses.
• Você pode fazer mudanças mais facilmente, como tirar paredes de lugar, levantar uma, acabamentos diferenciados.
• Você ganha com a valorização do seu imóvel, já que desde do lançamento até a entrega das chaves há valorização do bem.
• Subsídio do governo de até 23 mil para quem tem renda de até R$ 2.790,00 (o valor do subsídio é proporcional ao salário, quanto menor for a renda maior o subsídio)
• As prestações são reajustadas segundo a variação do Índice Nacional de Construção Civil (INCC), mas comprar um imóvel ainda em construção pode significar uma economia de 20% a 30% do valor dos imóveis prontos.
(Fique atento a este item, este até então era/é uma vantagem pelo o fato de os juros estarem praticamente estacionados estes anos, sendo que agora a inflação já está começando a se mexer, e hoje não temos ao certo uma previsão de que se ela continuará estacionada, ao contrário os economistas fizeram previsão de aumento nos juros conseqüentemente da inflação)
Desvantagens:
• Tem que ter tempo e paciência para aguardar o imóvel ficar pronto, geralmente a obra dura 2 anos, porém a construtora tem um prazo a mais para poder concluir a obra, geralmente 6 meses a mais. Não esqueça de perguntar isso, a maioria das construtoras pecam neste quesito: Prazo na Entrega!
• O cliente tem que confiar muito na construtora, porque comprar imóvel na planta pode ser arriscado. A construtora pode falir no meio do caminho e não entregar nada. Por isso, veja se a empresa é associada à Ademi ou ao Sinduscon, visite outros imóveis entregues pela mesma e fale com os moradores, veja se a documentação do imóvel que você quer adquirir está toda correta. É só pedir o número do memorial de incorporação e checar com o cartório.
Ta afim de comprar um imóvel?! Ainda não se decidiu se novo ou usado? Acha que para sua realidade é impossível?!
Calma, meninos e meninas, façam algumas perguntas até mesmo antes de saírem por aí a busca de orçamentos.
• Casa ou apartamento?
Se não conseguirem definir busquem os dois e comparem os preços.
• Centro urbano ou mais afastado?
Centro Urbano facilidade de comércio perto porém geralmente é mais caro devido as facilidades em volta, e tem a agitação. Afastado possui preços menores, espaços dos apartamentos geralmente maiores, porém no geral não possui primariamente asfacilidadesque o centro urbano proporciona. (dica: pesquise e veja se para a região há projetos de habitação, infraestrutura e comercio, tanto da prefeitura quanto privado, o que podeparecer um deserto agora daqui alguns anos pode virar um centro urbano.)
• Quanto poderá disponibilizar por mês para este fim? Inclua despesa como prestação da casa+ condomínio.
Faça uma simulação, vejam a realidade de vocês agora, coloquem no papel e veja se o imóvel construído dá para entrar no orçamento, se sim ótimo! Mas calma, também simulem o valor no orçamento de vocês daqui a algum tempo quando já tiverem casados e com outras dívidas como luz, água, alimentação, talvez aluguel, mobília, ou talvez nada disso se morarem com os pais por exemplo. Feita essas simulações se tudo bater prossigam, e se não bater não desistam logo de primeira pensem em estratégias, corte de custos...
• Novo ou usado?
Um imóvel com cheirinho de novo, com aquelas áreas de lazer maravilhosas, é tudo de bom, mas lembre-se geralmente os aptos são menores, então pense bem antes, só não vale depois reclamar!! O usado pode ser uma boa opção para quem deseja uma casa ou apto mais espaçoso, porém geralmente sempre vem os problemas da boa e velha casa e a reforma na maioria das vezes é inevitável.
Estas perguntas são as básicas. Sabemos que casas um pouco mais afastadas de centros comerciais são mais baratas, pensando mais a frente há grande possibilidade de este local se tornar bem habitado com muito comércio, mas pensando para o agora leve em consideração a segurança, por exemplo.
Para comprar um imóvel você tem que se capaz de olhar lá na frente, vamos ao caso dos noivos, não vai ser só a prestação da casa e condomínio, por exemplo, terão novas despesas depois de casados: com luz, água, alimentação, telefone, IPTU. Faça uma estimativa de custo para cada um desses itens assim poderão ficar mais tranqüilos lá na frente quando as contas começarem a chegar.
E claro se puderem fazer um caixa de emergência, sempre é bom...imprevistos acontecem!
Espero que tenham gostado!!
Mãos a obra pessoal ou melhor pés, porque nada como uma boa andada para procurar o seu cantinho!
As dicas vão prosseguir no próximo post...
Bjs da Cris.
Créditos:
Texto por Cristina Camilo Lima da Silva - Legalmente Noiva 2010
Bibliografia: Jornal do Commercio, Revista Exame.
É taaanta coisa pfra pensar né Criis!
ResponderExcluirBJs
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com
www.fuxicodenoiva.com.br
ADOREI AS DICAS!!!
ResponderExcluirbjO